Como funciona o EJA – Educação de Jovens e Adultos

Sua chance de recuperar o tempo perdido

No sistema educacional brasileiro, a modalidade chamada Educação de Jovens e Adultos (EJA) cria oportunidades diferenciadas para alunos que não conseguiram concluir os estudos de ensino fundamental ou médio na idade prevista na LDB.

Para o Ensino Fundamental, todo aluno que tenha completado 15 anos tem o direito a cursar uma turma de EJA (conhecida antigamente como supletivo), concluindo cada série em 6 meses. Com isso, dependendo da última série cursada, o Ensino Fundamental pode ser concluído em 2 anos ou até em apenas 6 meses.

Para o Ensino Médio, o aluno precisa estar com 18 anos completos para frequentar uma turma de EJA. De 6 a 18 meses (cada série em 6 meses), pode-se concluir esta etapa, permitindo o acesso a universidades, concursos públicos, tanto como um certificado de ensino regular.

Não há qualquer prejuízo escolar em fazer a Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma modalidade que tem uma proposta pedagógica voltada para alunos que não conseguiram completar os estudos na idade prevista, valorizando conhecimentos adquiridos por outros meios não-escolares. Por isso, as práticas, as vivências, as experiências informais e de vida do aluno são consideradas na prática em sala de aula.

Não perca a esperança de concluir o Ensino Fundamental ou Médio. Com aulas presenciais, no turno da manhã ou da noite, o Colégio e Curso Superior oferece turmas nas unidades Tijuca e Alcântara.

Conheça as funções da EJA na sociedade

O legislador, interpretando a complexabilidade da vida, infere no âmbito  educacional uma modalidade suplementar, objetivando a possibilidade de efetivação escolar. Sendo assim, manifesta uma tríade de funções:

Restauração do direito a uma escola de qualidade, o que significa ter acesso a um bem real, social e simbolicamente importante, contribuindo para a conquista da cidadania e a inserção no mundo do trabalho, através da aquisição das competências exigidas para isso.

Aplica-se àqueles que antes foram desfavorecidos quanto ao acesso e permanência na escola, devendo receber, proporcionalmente, maiores oportunidades que os outros, para ter restabelecida sua trajetória escolar de modo a readquirir a oportunidade de um ponto igualitário no jogo conflitual da sociedade.

Promessa de qualificação de vida para todos, propiciando a atualização de conhecimentos por toda a vida. Mas do que função, ela é o próprio sentido da EJA, que tem como base o caráter incompleto do ser humano, cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode atualizar-se em quadros escolares ou não-escolares.

Venha estudar no Colégio e Curso Superior!

Recupere o tempo perdido, invista em você hoje mesmo, preencha o nosso Fomulário de Pré-Matricula que em breve, nossa equipe entrará em contato com você!

Trabalhamos com: