Linha Construtivista Educacional
Inspirado nas ideias do suíço Jean Piaget (1896-1980), o método procura investigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas.
O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação vão sendo estabelecidas as propriedades dos objetivos e construindo as características do mundo.
Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras surgem da própria interação da criança com o meio em que vive. Vão sendo formados esquemas que lhe permitem agir sobre a realidade de um modo muito mais complexo do que podia fazer com seus reflexos iniciais, e sua conduta vai enriquecendo-se constantemente.
Assim, constrói um mundo de objetos e de pessoas onde começa a ser capaz de fazer antecipações sobre o que irá acontecer.
O método enfatiza a importância de erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. A teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.
As disciplinas estão voltadas para a reflexão e auto avaliação; portanto a escola não é considerada rígida.
Existem várias escolas utilizando este método. Mais do que uma linha pedagógica, o construtivismo é uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do indivíduo no decorrer de sua vida.
“O objetivo da Escola é ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo”
“Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrevê-la (transformá-la)”
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção”
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
Paulo Freire (Educador Pernambucano, declarado patrono da educação Brasileira em 2012 pela Lei 12.612)
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