Linha Construtivista Educacional

Inspirado nas ideias do suíço Jean Piaget (1896-1980), o método procura investigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas.

O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação vão sendo estabelecidas as propriedades dos objetivos e construindo as características do mundo.

Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras surgem da própria interação da criança com o meio em que vive. Vão sendo formados esquemas que lhe permitem agir sobre a realidade de um modo muito mais complexo do que podia fazer com seus reflexos iniciais, e sua conduta vai enriquecendo-se constantemente.

Assim, constrói um mundo de objetos e de pessoas onde começa a ser capaz de fazer antecipações sobre o que irá acontecer.

Jean Piaget (1896-1980)

O método enfatiza a importância de erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. A teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.

As disciplinas estão voltadas para a reflexão e auto avaliação; portanto a escola não é considerada rígida.

Existem várias escolas utilizando este método. Mais do que uma linha pedagógica, o construtivismo é uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do indivíduo no decorrer de sua vida.

Paulo Freire

“O objetivo da Escola é ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo”

“Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrevê-la (transformá-la)”

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção”

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

Paulo Freire (Educador Pernambucano, declarado patrono da educação Brasileira em 2012 pela Lei 12.612)

Conheça nossas unidades

Unidade Tijuca

• Ensino Médio Regular

• Pré-Vestibular

• EJA

• Preparatório para Concurso

Unidade Vila Isabel

• Educação Infantil
  • Fundamental I

• Fundamental II

Unidade Copacabana

• Educação Infantil
CONHEÇA A UNIDADE

Venha estudar com a gente!

Veja o que andam falando da nossa escola…

Heloisa Lascasas

Profissionais competentes.

Graças à este curso minha filha tomou gosto pelo estudo. Profissionais competentes.

Heloisa Lascasas

Quezia Araújo

Família Superior

Após tantos anos sem estudar, recebi a honra de fazer parte dessa família!

Quezia Araújo

Ensino de qualidade não precisa ser caro.

Agende uma visita, converse com o coordenador pedagógico, estamos aqui para ajudar seu filho ser um cidadão do futuro!