5 Dicas de Estudos para mandar bem no Vestibular

O ano de Vestibular costuma gerar bastante ansiedade nos alunos, principalmente para aqueles que buscam o seu lugar em cursos muito concorridos. Mas fiquem calmos, ele não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Para quem vai prestar Vestibular é necessário disciplina, afinal, são meses de muito estudo, leitura, resolução de exercícios, simulados e exames do colégio caso ainda esteja finalizando o Ensino Médio. Por isso, criar uma rotina de estudos assertiva, com metas viáveis e que se encaixe ao seu perfil é fundamental.

Adiantando, o cronograma de estudos é pessoal, ou seja, o seu não precisa ser igual ao dos outros, mas funcional para você. Vamos lá!

Conciliando a educação e o esporte através do intercâmbio.

A A10 Academy é uma empresa de intercâmbio esportivo que seleciona, prepara, educa e orienta estudantes-atletas entre 15 e 24 anos interessados em estudar e praticar seu esporte preferido nos Estados Unidos.

Além do serviço de assessoria, eles possuem academias que contam com uma excelente estrutura e profissionais de altíssimo nível para realizar toda a preparação antes do embarque para os EUA.

Você que é estudante-atleta e buscarem a melhor opção em bolsas esportivas e acadêmicas nas escolas e universidades norte-americanas, pode saber mais em nossa secretaria ou na secretaria da A10 localizada no Tijuca Tênis Clube.

1. Cronograma de Estudos

Tenha uma agenda com todas as suas atividades do dia listadas com horários. Coloque as suas aulas, momentos de estudo em casa, lazer, refeições… todo o seu dia.

Acredite, visualizar a sua rotina e separar um horário específico para cada atividade é fundamental.

👉Dica: em casa, priorize estudar as disciplinas que você teve aula no dia, começando pela teoria e depois exercícios.

2. Seu plano deve ser realista

Crie uma rotina viável que se alinhe com você. O ano de Vestibular já é estressante por si, não crie metas absurdas como passar 10 horas seguidas estudando só para cumprir. Elas só tendem a gerar mais ansiedade, frustração e certamente levarão à exaustão.

Seu cronograma deve se encaixar na sua vida, não você a ele.

3. Descansar e ter intervalos é fundamental

Você precisa estar saudável para realizar provas e absorver conhecimento.

Seu cronograma deve listar todos os dias da semana e incorporar tempo para alguma atividade física, refeições com calma, intervalos para descanso entre estudos e até encontros com família ou amigos.

Um estudante feliz e saudável tende a performar melhor.

4. Defina as suas prioridades

De acordo com o Vestibular que você vai prestar, se tiver fase de específicas ou diferenças no peso das notas, por exemplo, priorize aquilo que te deixará mais próximo de alcançar o seu objetivo.

5. Revisões e Simulados

De tempos em tempos é necessário fazer revisões das matérias previamente estudadas, por isso, crie o costume de fazer anotações ou resumos que facilitem o momento de revisão.

Também, é importante fazer simulados como se você estivesse no dia da prova. Os Vestibulares costumam ser longos e cansativos, saber a SUA melhor estratégia para encarar a prova é fundamental e, para isso, somente realizando os simulados.

📚 Bônus:

No dia anterior à prova tente relaxar. Tudo o que você poderia ter estudado, já foi estudado. Passar o dia anterior focado em tentar absorver mais coisas vai gerar mais cansaço e ansiedade.

Assista a filmes que você goste, se alimente bem (mas nada muito pesado), durma bem e se distraia com o que te faz feliz.

Agora chegou a sua vez de colocar as nossas 5 dicas em prática para conquistar a tão sonhada vaga no curso escolhido. Vamos nessa!!

Grupo Colégio e Curso Superior