Como funciona o EJA – Educação de Jovens e Adultos
Sua chance de recuperar o tempo perdido
No sistema educacional brasileiro, a modalidade chamada Educação de Jovens e Adultos (EJA) cria oportunidades diferenciadas para alunos que não conseguiram concluir os estudos de ensino fundamental ou médio na idade prevista na LDB.
Para o Ensino Fundamental, todo aluno que tenha completado 15 anos tem o direito a cursar uma turma de EJA (conhecida antigamente como supletivo), concluindo cada série em 6 meses. Com isso, dependendo da última série cursada, o Ensino Fundamental pode ser concluído em 2 anos ou até em apenas 6 meses.
Para o Ensino Médio, o aluno precisa estar com 18 anos completos para frequentar uma turma de EJA. De 6 a 18 meses (cada série em 6 meses), pode-se concluir esta etapa, permitindo o acesso a universidades, concursos públicos, tanto como um certificado de ensino regular.
Não há qualquer prejuízo escolar em fazer a Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma modalidade que tem uma proposta pedagógica voltada para alunos que não conseguiram completar os estudos na idade prevista, valorizando conhecimentos adquiridos por outros meios não-escolares. Por isso, as práticas, as vivências, as experiências informais e de vida do aluno são consideradas na prática em sala de aula.
Não perca a esperança de concluir o Ensino Fundamental ou Médio. Com aulas presenciais, no turno da manhã ou da noite, o Colégio e Curso Superior oferece turmas nas unidades Tijuca e Alcântara.
Conheça as funções da EJA na sociedade
O legislador, interpretando a complexabilidade da vida, infere no âmbito educacional uma modalidade suplementar, objetivando a possibilidade de efetivação escolar. Sendo assim, manifesta uma tríade de funções:
Venha estudar no Colégio e Curso Superior!
Recupere o tempo perdido, invista em você hoje mesmo, preencha o nosso Fomulário de Pré-Matricula que em breve, nossa equipe entrará em contato com você!