Mande bem no ENEM!

Dicas para você não pirar e arrasar na hora do ENEM!

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece nos dias 4 e 11 de novembro reunindo 180 questões, com direito a 3 minutos para responder cada uma delas e, 1 hora para escrever a redação. Novembro está aí, mas ainda dá tempo de estudar e se sair bem nessa importante avaliação. Que tal usar esses quatro meses para fazer uma revisão de todos os conteúdos e eliminar de vez as dúvidas persistentes? Converse com o seu professor sobre as suas dúvidas. Você pode conseguir dicas valiosas.

O conteúdo é longo e o Planejamento é tudo na hora de estudar

Nós do Colégio e Curso Superior preparamos algumas dicas para você elaborar um plano de estudos perfeito para você.

Vale anotar

• Este plano deve ter todas as atividades e horários que você deve cumprir. Concilie no plano de estudos as suas tarefas diárias. Defina horários e prioridades para estudar sem ficar estressado.

• Defina, também, os horários de descanso, lazer e as pausas para refeições.

• Dê mais tempo de estudo para as matérias que você tem mais dificuldade, escolhendo os conteúdos que você tem mais dúvidas para começar a estudar. Depois de entender a maioria dos assuntos, revise as partes menos complicadas da matéria. Deixe o que você tem mais facilidade para depois. Isso vai te deixar mais relaxado. Mas, atenção! Avance de forma gradativa nas matérias que você menos gosta, estudando cada dia um pouco mais. Ao invés de passar seis horas revendo determinada matéria, é melhor estudar o mesmo assunto em três dias, por duas horas a cada dia

• Coloque o seu plano em um local por onde você passa todo dia. A cada semana faça um novo plano de estudos para que você saiba, com detalhes, o que fazer ao longo do dia

• Você deve se preocupar bastante com a redação para alcançar bom desempenho. Ela vai ser avaliada de acordo com alguns itens que você precisa mostrar aos avaliadores que, realmente, entendeu. São eles:

• a compreensão da proposta;
    • o domínio da norma padrão da língua escrita;
    • a seleção, organização e interpretação das informações;
    • a construção da argumentação;
    • a elaboração da proposta para a solução da questão levantada.

Dica: Informe-se sobre os temas mais discutidos pela imprensa durante o ano. Procure escrever uma redação por semana. A prática vai lhe ajudar.

Leve muito a sério as aulas que antecedem a prova

Para se dar bem no ENEM, preste bastante atenção nas aulas e procure estudar as matérias dadas no dia. No final da semana, faça a revisão do que você estudou. Escolha os horários em que você rende mais para estudar as matérias mais difíceis. Não deixe de fazer exercícios para treinar os conteúdos. Refaça as provas do ENEM dos anos anteriores para se acostumar com o modelo. Como ninguém é de ferro, intercale o estudo com intervalos de 15 minutos a cada duas horas para mexer o corpo. Nunca passe noite em claro! O sono é fundamental para o bom funcionamento do cérebro.
Fique ligado: comprometimento e concentração são a chave do sucesso na conquista de uma vaga no ensino superior!

Nós podemos ajudar você a ir mais longe

Já imaginou ter acesso aos melhores conteúdos com um preço acessível a todos, essa é a proposta do Colégio e Curso Superior, conheça o nosso preparatório para ENEM/UERJ e seja Superior também.