Afinal, o que influencia na educação dos filhos?

Sejamos diretos: o exemplo e o comportamento das pessoas de convívio direto das crianças impactam diretamente na construção da personalidade e no desenvolvimento educacional delas.

Como assim, Superior?

As crianças aprendem por observação, ou seja, tendem a repetir o que nós, adultos, fazemos. Tanto que se torna comum observarmos trejeitos dos familiares nelas, fora a fase na qual costumam imitar o que os irmãos mais velhos fazem, por exemplo.
É no dia a dia que ensinamos, muitas vezes sem perceber, valores como o respeito e a empatia que logo se manifestam em sala de aula, seja quando a criança é gentil com o amiguinho ou se mostrando mais rebelde. Neste caso, ainda há o fato da família focar na busca de soluções e estratégias para o “problema” – indisciplina, rebeldia, agressividade – sem procurar entender o real motivo da manifestação de tal comportamento, que pode ser justamente influenciado por um ambiente familiar mais conturbado.
Para as crianças, o que FAZEMOS tem um impacto muito maior do que aquilo que FALAMOS. Elas tendem a registrar a ação.
Confira aqui 4 hábitos que a família pode adotar em prol da educação dos filhos:

1- INCENTIVO
Incentivar a execução das atividades que as crianças mostram interesse;

2- DIÁLOGO
Converse, mostre que você se importa com ela, com o dia dela, com as questões dela. Além de prazeroso, vai estreitar os laços entre vocês;

3- PARTICIPE DA EDUCAÇÃO
É fundamental que a escola e a família estejam integradas. Frequente as reuniões, os eventos, ajude no dever de casa. Seja participativo;

4- DÊ O EXEMPLO
Você é um dos principais responsáveis pelo caráter dos seus filhos. Eduque-o através das suas atitudes.

No mais, contem com todo o nosso corpo docente durante o trajeto educacional dos seus filhos, afinal, O CAMINHO PARA O FUTURO COMEÇA AQUI!

Compartilhe esse post!