Linha Construtivista Educacional
Inspirado nas ideias do suíço Jean Piaget (1896-1980), o método procura investigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas.
O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação vão sendo estabelecidas as propriedades dos objetivos e construindo as características do mundo.
Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras surgem da própria interação da criança com o meio em que vive. Vão sendo formados esquemas que lhe permitem agir sobre a realidade de um modo muito mais complexo do que podia fazer com seus reflexos iniciais, e sua conduta vai enriquecendo-se constantemente.
Assim, constrói um mundo de objetos e de pessoas onde começa a ser capaz de fazer antecipações sobre o que irá acontecer.
O método enfatiza a importância de erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. A teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.
As disciplinas estão voltadas para a reflexão e auto avaliação; portanto a escola não é considerada rígida.
Existem várias escolas utilizando este método. Mais do que uma linha pedagógica, o construtivismo é uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do indivíduo no decorrer de sua vida.
“O objetivo da Escola é ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo”
“Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrevê-la (transformá-la)”
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção”
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
Paulo Freire (Educador Pernambucano, declarado patrono da educação Brasileira em 2012 pela Lei 12.612)
Conheça nossas unidades
Ensino de qualidade não precisa ser caro.
Agende uma visita, converse com o coordenador pedagógico, estamos aqui para ajudar seu filho ser um cidadão do futuro!